Nova Lei De Licitações e Contratos Administrativos Desafios e Oportunidades Para o Mercado


Autor: Palestrantes - Alan Kim Yokoyama e Isabella Martinho Eid / Data: 24 de março de 2023

Nosso sócio Alan Kim Yokoyama e nossa advogada Isabella Martinho Eid, de Direito Público e Regulatório, abordarão a Lei nº 14.133/21 e o seu enorme impacto no regime jurídico de licitações e contratos administrativos, pois substitui os diplomas tradicionais que regulavam esta matéria, com os quais tanto a Administração Pública quanto as empresas contratadas estavam familiarizadas.


A nova lei incorporou experiências e tendências que já estavam sendo construídas em âmbito jurisprudencial e na prática licitatória, trazendo uma série de inovações em relação às leis anteriores, como, por exemplo, mudanças procedimentais significativas, exclusão de algumas modalidades licitatórias e introdução de novas, virtualização dos atos licitatórios e contratuais e aumento de exigências e obrigações relativas ao planejamento e governança.

Relacionados

  • Racismo Estrutural: Desconstruindo as Normas Dominantes Corporativas

    30 de setembro de 2024

    Autor: Jhady Reis e Pedro Medeiros

    A conscientização sobre o racismo estrutural é um passo crucial para promover mudanças significativas nas instituições e ambientes corporativos. Reconhecer que o racismo vai além das atitudes individuais e está enraizado nas estruturas e sistemas que moldam a vida cotidiana é fundamental para abordar a desigualdade de maneira eficaz.

    Ler artigo
  • Superior Tribunal de Justiça decide que ANVISA não é competente para restringir publicidade de medicamentos

    5 de setembro de 2024

    Autor: Isabella Martinho Eid

    O Superior Tribunal de Justiça, no julgamento do Recurso Especial nº 2035645/DF, sob relatoria da Ministra Regina Helena Costa, decidiu que a ANVISA deve observância aos limites estabelecidos na Lei Federal nº 9.294/1996, a qual rege a publicidade de medicamentos.

    Ler artigo
  • Planejamento patrimonial e sucessório: a progressividade do ITCMD

    5 de setembro de 2024

    Autor: Claudia Baptista Lopes

    Como amplamente noticiado, a reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional prevê a progressividade das alíquotas do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação, modificando o cenário atual em muitos Estados.

    Ler artigo